Uma atualização no algoritmo do Google deverá causar um grande impacto na classificação dos sites nos resultados de pesquisas. A partir de 21 de abril de 2015, sites compatíveis com celulares terão maior visibilidade nas pesquisas feitas por esses dispositivos, enquanto os sites não otimizados perderão cada vez mais espaço nessas buscas. A notícia é motivo de preocupação para muitos donos de sites que não possuem versão mobile, e com razão.
Segundo o Google publicou em seu blog, eles estão expandindo o uso da compatibilidade com celulares como fator de ranqueamento de um site. Esta mudança será feita nas pesquisas móveis de todo o mundo e terá um impacto significativo nos resultados de pesquisa do Google. O objetivo é permitir que usuários encontrem resultados relevantes e de alta qualidade, que estejam otimizados para os seus dispositivos.
A mudança feita pelo Google era prevista, uma vez que atualmente cerca de 60% do tráfego da internet vem de celulares, número que tende a crescer nos próximos anos. E quando falamos em navegação mobile, experiência do usuário é tudo. Afinal, quem gosta de navegar em sites tradicionais, quando está no celular? As fontes são pequenas, os links são difíceis de clicar e as páginas demoram a carregar. Não é uma experiência boa, concorda? Por isso que tem se tornado tão importante ter um site compatível com celular.